terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Aula sobre José com Tia Luciana Micheli

A história de José

José era o filho preferido de Jacó. Um dia recebeu de seu pai uma linda túnica. Isso causava muito ciúme nos outros irmãos que passaram a odiá-lo.
Os sonhos de José causaram ódio ainsa maior nos seus irmãos. Um dia contou aos irmãos o seguinte.
-"Estávamos todos no campo, amarrando os feixes de trigo. De repente, os vossos feixes se inclinaram perante o meu".
Os irmãos, indignados, disseram:
-Acaso achas que reinarás sobre nós?
José contou mais um sonho.
-"Sonhei que o sol, a lua e as estrelas se inclinavam diante de mim".
Um dia Jacó enviou José ao campo para receber notícias dos irmãos. Quando José chegou, os irmãos decidiram livrar-se dele. Assim decidiram joga-lo dentro de um poço fundo. Depois passou por lá uma caravana de mercadores então, venderam-no aos mercadores.
Em seguida, mataram um bode e molharam a túnica de José no sangue do animal. Depois levaram a túnica ao seu pai Jacó. Jacó vendo a túnica pensou que um animal selvagem havia devorado José. Jacó chorou muito a perda de seu filho.
No Egito, os mercadores revenderam José a Potifar, oficial da Faraó. Como Deus fazia prosperar tudo nas mãos de José, este se tornou mordomo de Potifar. A mulher de Potifar sentiu-se atraído por José por causa da sua beleza. Como José recusou a mulher de Potifar, ela acabou inventando uma mentira. José, então, foi mandado para prisão.
Na prisão o copeiro e o padeiro do rei tiveram sonhos. Estes sonhos foram sabiamente interpretados por José. Isso também chegou aos ouvidos de Faraó. O Faraó havia sonhado que do nilo subiam sete vagas gordas e sete vacas magras. As magras devoravam as gordas. Sete espigas secas e feias devoravam sete espigas cheias.
Deus revelou a José o significado: Sete vacas gordas e sete espigas cheias significaram sete anos de fartura e sete vacas magras e espigas secas significavam sete anos de seca.
Assim, Faraó fez de José o vice-rei do Egito. Durante os anos de fartura, José construiu muitos celeiros e guardou muitos alimento. Nos anos da seca os celeiros foram abertos para os Egípcios. Em Israel também havia seca. Os irmãos de José foram até o Egito para buscarem alimento. Os irmãos não reconheceram José. José, porem, os reconheceu.
Na segunda viagem dos irmãos de José ao Egito, José identificou-se. Todos ficaram comovidos. Os irmãos pediram Jacó para rever o filho que julgava morto. Jacó alegrou-se muito ao encontrar José. Deus esteve sempre junto de José.







Nenhum comentário:

Postar um comentário